Dia de chuva!

 

     Hoje tem chovido bastante em Lisboa. Pelo que parece, em todo o Portugal continental. Quando se está em casa ou quando se chega à casa, depois do trabalho ou de uma outra atividade, sente-se vontade de alimentar o corpo com alimentos de que se gosta. Uma infusão de chá, um café fumegante, um chocolate quente… Uns biscoitos, uma fatia de bolo de chocolate, uns bombons… Tudo isso são desejos que pairam na cabeça de qualquer um, num dia como o de hoje. Estar na cama, no sofá envolto numa manta, a ver um filme ou uma série preferida, é o que mais apetece cada um fazer, num dia de outono com prenúncio de inverno. São suposições minhas!
     Hoje pensei em partilhar uma receita de um “prato” que se deve ingerir quente e que reconforta o corpo. Um “prato” que se come usualmente, quando se está enfermo. Também é um prato apreciado por muitos, creio eu.
     A imagem que hoje aqui apresento é da minha autoria, mas o “prato” foi confecionado pelo meu marido, no dia em que extraí um dente. Só não pude comê-lo quente. Todavia, este “prato” serve para se comer nos dias de frio e de chuva, nos dias em que se é obrigado a fazer uma alimentação líquida,  nos dias de festa, enfim, em qualquer ocasião.
     Aqui vai a receita:
CANJA DE FRANGO
Canja
     Ingredientes:
  • 1/2 frango
  • 2 l de água
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alhos
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de hortelã
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 pitada de sal ou quanto baste
  • 1/2 chávena (chá) de massa para sopa ou arroz
     Preparação:
     Numa panela pequena, deite a água, o frango  partido em pedaços sem pele, a folha de louro, os alhos cortados ao meio, a cebola cortada em quatro e o sal. Leve ao lume e deixe ferver durante 25 minutos. Depois do frango estar cozido, coe o caldo para um recipiente, através de um coador ou de um chinês. Caso o caldo tenha excesso de gordura do frango, retire-o com uma colher. Entorne o caldo na panela pequena e leve outra vez ao lume. Assim que levantar a fervura, deite a massa ou o arroz e o azeite. Deixe ferver até a massa ou o arroz ficar cozida ou cozido. Ao longo da cozedura, se o caldo diminuir muito, acrescente água proporcionalmente a quantidade da massa ou do arroz que se encontra na panela. Desfie o frango e acrescente à canja. Retifique o sal. Por fim adicione as folhas de hortelã.
Se preferir a canja com pedaços de frango, como mostra a imagem sugestiva, pode deixá-los estar. Faça tudo a seu gosto.
     Capriche bem! Mais do que eu! Bom capricho e bom apetite!

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *