Massa para rissóis

     A receita que hoje trago ao blogue é muito simples. Parece ser difícil, mas é fácil. Trata-se da massa para rissóis. Como  rissóis desde criança, porque sempre foram uns dos meus salgados preferidos, por isso, confecionei os meus primeiros rissóis com 9 anos de idade. Obviamente que, a primeira massa para rissóis fiz com aquela idade. Lembro-me de ter pegado num livro de receitas e de tê-la seguido  passo à passo, sem ter tido ajuda de nenhum adulto. Lembro-me da minha mãe se encontrar fora de casa e de me deixar a cargo de uma empregada. Eu “tomava conta da cozinha” quando a minha mãe saísse de casa. Espero que o/a pequeno/a e curioso/a leitor/a não imite os meus intentos, sem a presença e a monitorização de um adulto. Recordo-me da surpresa que tive ao constatar que a massa para rissóis era cozida e não crua, como a massa tenra, utilizada nos pastéis de massa tenra (outro salgado de que gostava e de que ainda gosto). A massa tenra foi a primeira massa que confecionei, também em criança. Eram pastéis, habitualmente feitos pela minha mãe. Ela só não fazia os rissóis. Comprava-os frequentemente. Comprava os de camarão. Ou então comia nas festas, às quais ia. Foi por isso que resolvi fazê-los, no dia em que tive desejo de comê-los e a curiosidade de como fazê-los.

     Voltando a massa propriamente dita: a massa cozida, mais conhecida por massa para rissóis serve para fazer vários salgados, nomeadamente rissóis, almofadinhas,  coxinhas, entre outros.

MASSA PARA RISSÓIS

Phototastic-23_03_2016_09dc84fc-22a0-4087-b2be-0bc9242f59c1

     Ingredientes: 

  • 1 chávena (almoçadeira) de farinha de trigo
  • 1/2 chávena (almoçadeira) de águalho
  • 1/2 chávena (almoçadeira) de leite
  • 1 colher (sopa) de margarina
  • 1 colher (chá) de sal

 

Preparação:

     Leve ao lume, num tacho, a água, o leite, a margarina  e o sal. Assim que levantar a fervura, deite a farinha de uma só vez e mexa de imediato. Diminua o lume e continue a mexer, até se tornar numa bola que despega do fundo do tacho. deixe cozer mais três minutos. Retire a massa do lume e coloque numa superfície de trabalho. Deixe arrefecer um pouco. Amasse-a ligeiramente, depois deixe descansar. Vá amassando de quando em vez, alternando com pausas até a massa ficar completamente fria. Faça um rolo ou uma bola com a massa. Depois é só estender pequenas porções com um rolo de massas  e tender o salgado que desejar.

Phototastic-23_03_2016_09dc84fc-22a0-4087-b2be-0bc9242f59c1(1) Phototastic-23_03_2016_09dc84fc-22a0-4087-b2be-0bc9242f59c1(2) Phototastic-23_03_2016_09dc84fc-22a0-4087-b2be-0bc9242f59c1(3)

Capriche mais do que eu! Bom capricho!

Please follow and like us:

2 comments

  1. Ana diz:

    Ola´, este post já é um bocado antigo, mas quem sabe se não vem aqui e me ajuda. Estou a fazer rissois e tenho um problema com a massa, que quando frita, fica crua, o que eu acho muito estranho. Será que não ficou cozida o suficiente na panela? Obrigada

    • Profile photo of Capricho Capricho diz:

      Olá Ana.
      Obrigada por me colocar a questão. Peço desculpa por responder agora. Tenho estado ausente do blog.
      Da próxima vez que fizer a massa de rissóis deixe cozer cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe a massa arrefecer sobre uma bancada e depois abra-a. Não deixe fritar em óleo demasiado quente, porque pode ganhar cor rapidamente sem que a massa coza mais um pouco.
      Espero ter-lhe ajudado e ainda a tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *