Bacalhau com natas
O prato que hoje lhe apresento é bastante conhecido na cozinha ou nas mesas portuguesas. Estou a falar do bacalhau com natas, que surge como o título de hoje. A versão que lhe trago é uma adaptação minha, feita para os que resistem os vegetais.
BACALHAU COM NATAS E VEGETAIS
Ingredientes:
- 2 postas de bacalhau demolhado
- 6 batatas médias cortadas em cubos pequenos
- 1 cebola cortada finamente em meia lua
- 4 dentes de alhos picados
- 1 folha de louro
- 1 curgete pequena ralada
- 1 cenoura média ralada
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 2 dl de natas magras ou creme de soja
- 5 dl de molho béchamel de compra
- sal q.b.
- pimenta moída (preta ou branca) q.b.
- óleo para fritar
Preparação:
Frite as batas em óleo. Depois de fritas polvilhe-as com um pouco de sal fino e reserve-as. Coza o bacalhau, tire espinhas e peles. Lasque-o e reserve-o. Num tacho, leve ao lume o azeite, a cebola, os alhos e a folha de louro a refogar, sem deixar os ingredientes dourarem. Adicione a cenoura e a curgete e deixe cozer um pouco. A seguir, acrescente o bacalhau, depois a batata frita. Envolva bem os componentes. Adicione o béchamel e as natas. Misture tudo muito bem e deixe ferver cerca de dois minutos. Acrescente a pimenta e retifique o sal. Deite o preparado num pirex e leve ao forno pré aquecido à 200º C e deixe gratinar. Sirva quente. Se preferir, acompanhe com uma salada mista.
Sugestão:
Pode, por outro lado, fazer a receita simples de bacalhau com natas e saltear os vegetais a parte. Numa assadeira, deite uma porção de bacalhau com natas seguida dos legumes salteados e por fim a outra parte do bacalhau. Leve ao forno a gratinar.
Capriche! Mais do que eu! Bom capricho! Bom apetite!
Please follow and like us: